Indicadas para quando há flacidez de pele no abdômen, permitem a redução das medidas através da diminuição da gordura localizada, tratamento da musculatura abdominal e ressecção do excesso de pele. Através destas técnicas consegue-se também eliminar as estrias localizadas abaixo do umbigo pois se realiza a retirada de pele do umbigo para baixo.
Quando associada à lipoaspiração do abdome é chamada lipoabdominoplastia, que permite o tratamento concomitante da gordura localizada.
A cicatriz fica geralmente no mesmo local da cicatriz de cesárea, porém variando em seu comprimento. Ela é maior quanto maior a retirada de pele. Objetivamos sempre cicatrizes pequenas e discretas, porém o tamanho destas está diretamente relacionado com o excesso de pele a ser ressecado. A localização desta obedece a marca dos trajes de banho usuais da(o) paciente.
Inicialmente as cicatrizes apresentam-se avermelhadas e com a evolução das fases de cicatrização tornam-se um discreto e claro sinal. Este período pode levar dois anos. O retorno periódico ao consultório permitirá um tratamento adequado da cicatriz para obter o melhor aspecto desta.
A cirurgia dura cerca de 3 horas e pode ser feita sob anestesia peridural com sedação ou geral.
O internamento geralmente é de 24 horas.