Lipoaspiração
Minilipo, Laserlipólise, Lipoescultura. É o procedimento que permite a diminuição do volume gorduroso localizado através da redução do número de células gordurosas.
É denominada minilipo quando realizada em uma pequena área, sendo este um procedimento que pode ser realizado com anestesia local. As lipoaspirações podem ser de médio ou grande volume porém sempre respeitando um limite de segurança.
As áreas a serem lipoaspiradas são as que apresentam acúmulo de tecido gorduroso, sendo na mulher comum a queixa de excesso de volume em abdome, cintura, flancos, culotes, braços, axilas, coxas e joelhos. Nos homens, além da queixa de gordura localizada em abdome, flancos e cintura, há também, freqüentemente, um desejo de diminuição do volume em mamas. Outra área de grande queixa, comum a homens e mulheres é o submento (papada), cuja lipoaspiração é eficiente quando há acúmulo de gordura, sem flacidez de pele.
A lipoaspiração pode vir acompanhada pela enxertia de gordura ou lipoescultura, que permite um aprimoramento do contorno corporal e pode ser realizada em nádegas ou em depressões nas coxas. Também se utiliza, atualmente, o enxerto de gordura para melhora do contorno facial e rejuvenescimento da face.
Objetivamos sempre cicatrizes pequenas e discretas, que possam ser ocultadas por roupas íntimas.
Inicialmente as cicatrizes apresentam-se avermelhadas e com a evolução das fases de cicatrização tem-se um discreto e claro sinal. Este período pode levar dois anos. O retorno periódico ao consultório permitirá um tratamento adequado da cicatriz para obter o melhor aspecto desta.
A duração da cirurgia depende da extensão da lipo e pode ser feita sob anestesia local com sedação, peridural ou geral e é realizada através de cânulas finas podendo ser associada também a aplicação do laser. A laserlipoaspiração propicia uma melhor retração da pele, prevenindo a flacidez.
A paciente geralmente recebe alta no mesmo dia da cirurgia porém, nas lipoaspirações de maior volume o internamento é de 24 horas.